zona de conforto
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Zona de conforto

Zona de conforto é o local onde a consciência fica estagnada, vivendo a mesma situação anos após anos, sem desafios, sem modificações, sem nada.

Ninguém quer sair da zona de conforto, mas por quê? Fisicamente, a zona de conforto é a zona em que economizamos mais energia, então para sairmos dela precisamos fazer um esforço consciente, ou seja, nos movimentarmos por escolha própria rumo ao desconhecido.

É um desafio sair da zona de conforto, mas é necessário porque ela é o pior lugar que podemos estar no universo, já que tudo na natureza é movimento.

Há nessa grande força inteligente, que é a natureza, algo que obriga tudo e todos a expandir, se nos recusamos, sofremos, porque é um caminho não natural, o universo é expansão constante.

E quanto mais resistirmos a essa expansão, mais sofremos, até que fique desconfortável o suficiente para fazermos alguma ação rumo à mudança, não importa o quão doloroso precise ficar. Podemos vir várias e várias vidas nos recusando a expandir, mas uma hora vamos nos render às novas possibilidades, pois o universo não dá a opção de não querer evoluir por muito tempo.

Todos os seres têm que expandir a consciência, mas o ser humano é campeão em resistência. Como terapeutas holísticos vamos escutar muito frases como, está bom assim como está, não quero mexer no que está quieto ou eu nasci assim. Não! Não somos nervosos, impacientes ou egoístas, estamos nervosos, impacientes ou egoístas. Lembra, somos um pedaço da fagulha divina que é simplesmente perfeita e não tem problema algum.

Nosso ego cria essas imagens depreciativas sobre nós e então acreditamos que somos assim e que não podemos mudar, mas isso é zona de conforto também. Permanecemos em empregos que não gostamos, em relacionamentos falidos, não só por medo do desconhecido, mas por não querer abandonar esquemas já estabelecidos, rotinas já montadas, mesmo que elas não nos façam mais felizes. Continuamos na zona do desconforto porque não queremos gastar energia mudando.

Quantas pessoas conhecemos que estão insatisfeitas com sua disposição física, mas, ao mesmo tempo, quantas delas acordam cedo e fazem exercício diariamente? Ou seja, queremos o fruto da mudança, mas não queremos mudar, não queremos gastar energia, ter empenho e determinação, queremos caminhos fáceis, pílulas milagrosas que resolvam tudo para nós.

Percebam como a zona de conforto permeia toda a nossa vida, inclusive mentalmente. Há quem se feche em uma opinião, geralmente recebida pré-montada, e julga aquilo como verdade, não aceita outras percepções, não quer nem ouvir, quem dirá ampliar a própria mente. Mas como isso pode estar certo se não conhecemos nem uma milésima parte do universo?

Por isso, não devemos pegar a verdade de outra pessoa como nossa, e sim pesquisar, experimentar e chegar às próprias conclusões. Isso inclui o que falo aqui, que trago com a intenção de atiçar a curiosidade e mostrar pontos de vista, e não de ser dono da verdade. A verdade só o Criador sabe, só Ele é a reunião de tudo que existe, nós como seres individualizados sempre só sabemos um pedaço muito pequeno dela.

Essa consciência de sermos observadores e não donos da verdade é muito importante, porque chegamos em determinada idade em nossa encarnação, que adotamos a nossa realidade como única. Achamos que já sabemos de tudo e como tudo funciona, mas é claro que na maioria das vezes, não sabemos nada.

Curso de expansão da consciência

Apenas vamos encontrando desculpas para não mudarmos de ideia, é o famoso velho teimoso. O apego à zona de conforto mental é tão grande que as pessoas chegam aos 70, 80 anos e se recusam a aceitar tudo que fuja da realidade que criaram para si. Esse é um dos motivos da reencarnação ser necessária, por que o que fazer com um ser que se recusa a expandir e a experienciar?

A estagnação é incompatível com a vida, então a pessoa tem que abandonar esse corpo, resetar a máquina e se colocar em um corpo novo para continuar tendo experiências. Porque sem isso o processo de evolução dos humanos seria ainda mais lento, pois só expandimos se adquirimos novas informações.

Quando adquirimos informações, nosso quantum de luz, nosso corpo energético, isso em todas as dimensões, vai ganhando carga de energia, ou seja, quanto mais conhecimento, mais expandimos e mais energia temos. Agora só por curiosidade, imagine a quantidade de conhecimento que Deus tem e a quantidade de energia que Ele é.

Falando especificamente dos clientes, percebi em minha prática, que 90% deles estão na zona de conforto, seja mental, física ou emocional. Então, nosso papel é trazer consciência para essas questões, mostrar que para atingir o que desejam e sonham vão precisar gastar energia, vão precisar levantar do sofá, vão precisar escolher estudar a ver o jogo de futebol ou caminhar no parque a ver Netflix.

Começamos avaliando o tipo de zona de conforto que o cliente está, e quais abordagens podemos fazer para ajudá-lo a perceber que precisa fazer movimentos rumo à mudança. Durante a sessão, converse e descubra quais são os desejos reais dele, das coisas simples às complexas e então incentive que a pessoa se mexa, sim, ela precisa fazer algo, precisa se mexer e sair da inércia.

Fazemos isso de maneira sutil, mostrando possibilidades, encorajando, oferecendo ferramentas de apoio, mas pode ser necessário deixar claro tudo o que ele está escolhendo abrir mão e deixando de conquistar. Porque sair da inércia é desafiador em muitos aspectos, mudar, arriscar, ousar, fazer, suar, tudo isso pode ser doloroso de alguma forma, mas, ainda assim, se sabe que vale a pena.

Uma vez superada a barreira inicial, surge uma paz interior não sentida antes e as recompensas vem, nada se compara com a alegria de conquistar algo que exigiu comprometimento e dedicação. Só que essa sensação de conquistar algo merecido pode nunca ter sido sentida ou estar soterrada em medo e autopiedade, e é aí que entramos como terapeutas holísticos, mostrando que ela é possível.

Conquistado algo, deixe claro para seu cliente que a zona de conforto é traiçoeira, que exige atenção permanente não se enraizar nela novamente. Porque às vezes o que ontem era uma conquista fora da zona de conforto, hoje pode ser tornar mais um lugar de mais do mesmo. Então temos que estar sempre nos cutucando, sempre atentos as áreas da nossa vida que estão pedindo por uma mudança.

Como dizia minha vó, não invente moda, mude o horário das coisas que você faz, estude assuntos novos, conheça novas pessoas, vá a lugares novos, pratique novas habilidades. Ou como dizem os xamãs, fique à espreita de si mesmo, quando perceber que está na zona de conforto, mude espontaneamente, não espere a vida te forçar a mudar.

E é essa consciência que queremos despertar em nosso cliente, que ele tem sempre que recriar a própria vida. Que quanto mais experiências tiver, mais energizado vai ficar seu campo de luz, seu quantum energético, e quanto mais energizado, mais conhecimento e expansão da consciência trará para si.

Bibliografia recomendada:
Copyright do texto © 2021 Tibério Z

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste artigo pode ser reproduzida ou usada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópias, gravações ou sistema de armazenamento em banco de dados, sem permissão por escrito, exceto nos casos de trechos curtos citados em resenhas críticas ou artigos de revistas.

ISBN nº 978-65-00-23711-5

Quer receber conteúdos exclusivos?

Preencha seu e-mail abaixo e receba artigos, e-books, datas de lives, novos cursos e muito mais:

A felicidade existe?
A felicidade existe? A felicidade existe e está mais perto do que imaginamos, mas a ilusão da matéria, de poder, de ser melhor que o outro nos impende de conseguir vê-la.
o que é o amor
O que é o amor
O que é o amor é um conceito pouco compreendido pelo ser humano. O amor que conhecemos é o amor do Ego, mas, o Ego é incapaz de amar.
quem é Deus
Quem é Deus
Nesse artigo vamos refletir sobre quem é Deus e como nossos paradigmas sobre essa realidade podem atrapalhar completamente nossa vida.
O que é ser terapeuta holístico
Nesse artigo vamos refletir sobre o que é ser terapeuta holístico e como ele pode ajudar as pessoas no seu equilíbrio físico, mental e espiritual.
larvas astrais e implantes energéticos
Larvas Astrais e Implantes energéticos
Larvais astrais são seres que se alimentam da energia densa em nosso corpo energético. Implantes energéticos são aparelhos implantados no nosso corpo energético para nos ajudar ou prejudicar.
Arquétipos
O que são arquétipos
A compressão dos arquétipos é fundamental para compreender as programações básicas que sua mente e sua vida estão alinhadas.

Quer receber conteúdos exclusivos?

Preencha seu e-mail abaixo e receba artigos, e-books, datas de lives, novos cursos e muito mais: